Estamos no mês de junho, e nesta época são realizadas festas típicas, as tão famosas festas juninas, que muitas vezes acabam se estendendo e virando festas julhinas. Nesta comemoração, existem muitos elementos típicos, como a comida que é bem especídfica, como doce de abóbora, pé de moleuqe, pipoca, cachorro quente, bolo de fubá, entre muitas outras delicias que nunca podem faltar.

A festa faz uma referência aos cidadãos que vivem no campo, ou popular e carinhosamente “na roça”. Os elementos que lembrem a vida no campo são a base da festa, como a quadrilha, uma dança de casais que faz com que os participantes possam interagir. A dança acontece geralmente em volta de uma fogueira e os dançarinos usam roupas características, como vestido de chita, com estampa xadrez e para os homens camisa xadrez, com um bolso na frente, onde eles colocam um pouco de palha, ambos usam chapéus de palha e se pintam, as meninas com rouge bem forte, circular nas maçãs do rosto e sardas feitas de maneira bem extravagante, os meninos que ainda não tenham barba, a fazem como desenho no rosto. Outro hábito típico é pintar um dos dentes de preto.

festa junina

As festas juninas são sempre muito divertidas, com seus elementos que sempre fazem toda a diferença.

adminArte e culturafesta,festa junina,festas,junina,roupas,roupas de festa,roupas para festa
Estamos no mês de junho, e nesta época são realizadas festas típicas, as tão famosas festas juninas, que muitas vezes acabam se estendendo e virando festas julhinas. Nesta comemoração, existem muitos elementos típicos, como a comida que é bem especídfica, como doce de abóbora, pé de moleuqe, pipoca, cachorro...