Todo veículo automotor de qualquer espécie deve ser licenciado e registrado no Detran, e isso é feito no município onde mora o proprietário. Depois de feito o registro, o veículo recebe um documento, como se fosse o “documento de identidade” do carro onde estão contidas todas as suas características. Esse documento chama-se CRV (Certificado de Registro de Veículo) e é obrigatória a expedição de outro quando alguma característica for alterada, ou nos seguintes casos: Quando o veículo mudar de dono; quando o proprietário mudar de município;  quando a categoria do veículo for alterada.

Licenciamento

O veículo, para estar licenciado, não basta apenas tê-lo registrado e ter o CRV. Deve ser pago anualmente o licenciamento (CRLV),  IPVA (Propriedade de Veículos Automotores), que como o próprio nome já diz, é um imposto que quem possui veículo tem que pagar todo ano e o DPVAT, que é o seguro obrigatório. Depois de pagos todos esses valores nas datas estipuladas e se não houver nenhuma multa de trânsito ou ambiental pendente em nome do veículo, é expedido anualmente o CRVL, que comprova que o veículo está licenciado. Se passar da data limite de pagar os tributos o veículo não estará licenciado e não pode circular.

adminInformativosUtilidadesCRLV,CRV,licenciamento,licenciamento de veiculos,veiculos
Todo veículo automotor de qualquer espécie deve ser licenciado e registrado no Detran, e isso é feito no município onde mora o proprietário. Depois de feito o registro, o veículo recebe um documento, como se fosse o 'documento de identidade' do carro onde estão contidas todas as suas características....