A gota se caracteriza pela inflamação dolorosa em uma ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite (embora seja muito diferente da artrite reumatóide e osteoartrite). A gota é causada pelo excesso de ácido úrico (urato) no sangue. Em pessoas com gota, a quantidade de ácido úrico no sangue se acumula e seu excesso não é descartado na urina e nas fezes. De tempos em tempos, o nível pode tornar-se elevado e minúsculos cristais (grãos) de ácido úrico pode ser formados, o que acaba irritando os tecidos das articulações, causando inflamação, inchaço e dor.

O que é Gota ?

O que é Gota ?

Algumas pessoas tem um alto nível de ácido úrico, mas não sofrem com os sintomas da gota. No entanto, como regra geral, quanto maior o nível de ácido úrico, maior é a probabilidade de desenvolvimento de gota. O consumo excessivo de alguns alimentos, como carnes em geral, embutidos, chocolate, camarão, feijões e todos os tipos de grãos e sementes, é capaz de desencadear os sintomas da gota.

A gota é geralmente tratada com medicamentos, que incluem anti-inflamatórios, colchicina e esteróides. Antes de fazer uso de qualquer medicamento, é importante consultar um médico.

Estas medidas podem ajudar a aliviar a dor e inchaço:

Levantar e descansar seu membro.
Usar uma tala para imobilizar a articulação.
Não fazer exercícios vigorosos.
Aplicar uma bolsa de gelo ou um saco de legumes congelados envolta da área.

Embora as dietas não sejam comprovadas para reduzir o risco de gota de uma pessoa, não faria sentido consumir alimentos capazes de aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também pode ser benéfico. Algumas pessoas sugerem que é essencial consumir um baixo teor de gordura e apostar em uma boa ingestão de pães de grãos integrais e água.

EricaSaúdeácido úrico,Ácido úrico causa gota,Gota,O que é Gota,Principais sintomas da Gota,Sintomas da gota,Tratamento de gota,Tratamento para gota
A gota se caracteriza pela inflamação dolorosa em uma ou mais articulações. Trata-se de um tipo de artrite (embora seja muito diferente da artrite reumatóide e osteoartrite). A gota é causada pelo excesso de ácido úrico (urato) no sangue. Em pessoas com gota, a quantidade de ácido úrico no...